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    Aprendizado Homogêneo para o Treinamento BÁSICO em Gestão de Conflitos

    UMA MENSAGEM DE RALPH KILMANN SOBRE O APRENDIZADO HOMOGÊNEO: COMO COMBINAR ESTE CURSO ONLINE COM DISCUSSÕES PRESENCIAIS

    Os membros do mesmo grupo de trabalho (seja um departamento, uma força-tarefa, um grupo de projetos, uma equipe multifuncional ou uma equipe de melhoria de processos) ganharão benefícios extras com a realização de qualquer um de nossos cursos online COMO UM GRUPO. Em vez de os membros de uma empresa realizarem os nossos cursos online separadamente e, portanto, de maneira independente, aprender sobre os princípios fundamentais e as principais práticas com seus colegas de trabalho irá não apenas aprimorar o que cada membro aprende com os nossos cursos online, como também facilitará na aplicação quando voltarem ao trabalho – onde for necessário.

    Basicamente, quando todos os membros do grupo (1) aprendem a mesma linguagem e os mesmos conceitos, (2) revisam as mesmas ferramentas de avaliação e seus resultados personalizados, (3) analisam e debatem sobre os mesmos casos de negócios e (4) seguem as mesmas orientações para o comportamento eficaz — POIS todos esses princípios são totalmente compartilhados no grupo —, eles tendem mais a colocar isso em prática ao enfrentar problemas e quando surgem conflitos no local de trabalho.  

    Nesta página, eu destaco como um grupo de trabalho pode aproveitar ao máximo todos os materiais valiosos do Treinamento BÁSICO em Gestão de Conflitos. Os parágrafos não numerados descrevem o que os membros devem fazer por si só, como assistir aos vídeos do curso, realizar as ferramentas de avaliação ou concluir as tarefas no manual do curso. Enquanto isso, os parágrafos numerados fornecem os passos detalhados para aprender sobre o material por meio de reuniões de grupo presenciais ou virtuais. Dependendo as circunstâncias e das necessidades exclusivas de cada grupo, esse processo de aprendizado homogêneo pode ser ajudado po expandido.


    OS PASSOS DETALHADOS PARA O APRENDIZADO HOMOGÊNEO

    BTCM Portuguese

    Antes de iniciar o curso BÁSICO, cada membro deverá primeiro completar o Thomas-Kilmann Conflict Mode Instrument (TKI) com estas instruções modificadas: 

    DENTRO do seu grupo, como você geralmente responde quando os seus desejos são diferentes dos desejos de outro membro do grupo?

    Quando os membros estiverem prestes a realizar a avaliação TKI, instrua-os a IGNORAR as instruções padrão que aparecem na tela do computador ou no tablet. Em vez disso, eles deverão ter em mente as instruções modificadas do TKI (e os membros do grupo) conforme eles responderem a todos os 30 itens A/B da avaliação.

    Quando todos os membros do grupo já tiverem visto seus Relatórios personalizados do TKI e, sozinhos, assistido a todo o curso de 80 minutos utilizando bem o Manual do Curso para o Treinamento Básico em Gestão de Conflitos, recomendo que eles debatam sobre os seguintes tópicos em uma reunião de 60 minutos:

    1. Em grupo, os membros passarão um tempo verificando se todos entenderam o Modelo de Conflito TKI, principalmente as dimensões de assertividade e colaboração, bem como as dimensões integrativa, distributiva e protetora do comportamento de conflito. Em seguida, os membros irão compartilhar exemplo de cada um utilizando os cinco modos de conflito de maneira eficaz e irão sugerir quais necessidades são atendidas no processo. Feito isso, os membros irão rever os oito atributos fundamentais de uma situação de conflito que determinam quando cada modo deve atingir o máximo de satisfação para todos os principais investidores (internos e externos da empresa). Depois os membros falarão sobre a melhor abordagem ao conflito com base em todos os princípios e todas as práticas discutidas no Treinamento Básico em Gestão de Conflitos.

    2. Com base no relatório TKI de cada pessoa, faça uma conta de quantos membros tiveram maior pontuação ou pontuação próxima à mais alta (acima de 25%) em cada um dos 5 modos de solução de conflitos. Além disso, calcule quantos membros tiveram menor pontuação ou pontuação próxima à menor (abaixo de 25%) em cada um dos cinco modos. Em seguida, registre esses resultados nas páginas 16 e 17 do Modelo de Conflitos TKI do manual. Feito isso, os membros do grupo deverão discutir sobre o seguinte: os modos ALTOS ou BAIXOS tem realmente sido muito ou pouco utilizados? Ou esses modos ALTOS e BAIXOS tem sido realmente utilizados de maneira eficaz, já que esses comportamentos de solução de conflitos se adequam aos principais atributos da situação do grupo?

    3. Debata sobre por que a abordagem de problemas do local de trabalho com um conjunto diferente de modos de conflito (tendo TODOS os cinco modos disponíveis para todos os membros do grupo) poderia resultar em experiências e resultados diferentes para o grupo. E como a empresa e os investidores externos se beneficiariam se os membros do grupo utilizassem modos diferentes para os conflitos recorrentes no local de trabalho?

    4. Desenvolva um plano de ação para incentivar mais discernimento ao utilizar os modos de conflito de maneira mais consciente – e de maneira significativa – no local de trabalho, bem como aumentar a satisfação pessoal e a contribuição de valor agregado ao grupo de trabalho e à empresa. TOME NOTA: qual variedade de modos de conflito os membros utilizaram para desenvolver esse plano de ação – e quais foram as consequências da utilização desses modos na performance do grupo e na satisfação do membro?

    5. Como o grupo de trabalho irá implementar esse plano de ação e monitorar os resultados para garantir que os conflitos do local de trabalho estejam sendo administrados de maneira eficaz e eficiente? Em um curso posterior, o Treinamento AVANÇADO em Gestão de Conflitos, os membros do grupos reconhecerão esses processos como os passos – e erros – da gestão de problemas.

    Sozinhos, os membros do grupo poderão testar seus conhecimentos sobre os princípios fundamentais desse curso realizando o Exame Final opcional do Treinamento BÁSICO em Gestão de Conflitos. Embora a Kilmann Diagnostics não forneça um “certificado de conclusão” para esse curso, receber 88 pontos ou mais (dos 100 pontos possível em 25 perguntas de múltipla escolha) significa que o membro foi aprovado no exame e, portanto, aprendeu sobre o material.

     

    OBSERVAÇÃO: o Exame Final opcional de cada curso pode ser realizado até 5 vezes, pois o objetivo é incentivar os membros a aprender sobre o material – e não causar estresse à vida deles. No entanto, se outra pessoa comprou esses cursos para o grupo, o patrocinador (por exemplo, o empregador) poderá exigir que os membros do grupo sejam aprovados no exame como um sinal de que eles aprenderam sobre o material. No entanto, a Kilmann Diagnostics não irá compartilhar quaisquer resultados caso um membro tenha pontuação inferior a 88 pontos em qualquer situação para qualquer curso. Apenas iremos informar ao patrocinador quando os membros forem aprovados no exame. Veja as Perguntas de Amostra sobre Cada Exame Final.